O Fluminense se recuperou no Campeonato Brasileiro na estreia de Vanderlei Luxemburgo no comando da equipe. O time das Laranjeiras venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, no Maracanã, e encerrou uma série de cinco derrotas seguidas. Fred, que perdeu um pênalti no primeiro tempo, se recuperou e marcou o gol da vitória tricolor, que deixa a zona de rebaixamento. O Cruzeiro segue na liderança, mas poderá ser ultrapassado pelo Botafogo no complemento da rodada.
O time das Laranjeiras fez partida ruim no primeiro tempo, foi sufocado e 'achou' um pênalti no final. Fred cobrou lentamente, mas Fábio defendeu. Deco, contundido, saiu aos 40min. No segundo tempo, o Cruzeiro diminuiu a pressão e o Tricolor cresceu com a entrada dos jovens formados na base. Fred, que estava sumido na partida, foi oportunista e marcou de cabeça para garantir a vitória.
O Fluminense começou a partida com a formação que havia realizado o coletivo na última terça-feira. Edinho ficava na proteção aos zagueiros, com Diguinho pela direita, Wagner pela esquerda e Deco bem próximo aos atacantes, formando um losango. O Cruzeiro tentava explorar os lados do campo, com três meias dando suporte ao atacante Vinícius Araújo.
Apesar de jogar em casa, o Tricolor sofria com a falta de velocidade nas bolas recuperadas e dos frequentes erros de passe. Com jogadores distantes uns dos outros, o time das Laranjeiras ainda viu Deco ter atuação apagada. O Cruzeiro teve duas ótimas chances de abrir o placar com Vinícius Araújo. Aos 18min, ele girou sobre a marcação e chutou para boa defesa de Cavalieri. Aos 29min, após jogada de Mayke, se antecipou aos zagueiros e chutou na trave.
O Fluminense cresceu nos minutos finais, após a saída de Deco, contundido, para a entrada de Felipe. Rafael Sobis, aos 42min, fez boa jogada individual e chutou rente a trave. Dois minutos depois, Jean cruzou e Wagner foi derrubado na área por Mayke. O árbitro Wilson Pereira Sampaio marcou pênalti. Fred foi lentamente para a bola e chutou para defesa de Fábio, que ainda evitou o gol no rebote do camisa 9.
Os clubes não mudaram na volta para o intervalo, mas o Fluminense equilibrou mais as ações. Aos 15min, o técnico Marcelo Oliveira tentou dar mais velocidade pelo lado esquerdo e trocou Luan por Willian.
As entradas dos jovens da base mudaram o Fluminense. O time passou a ter mais velocidade e ganhou jogadas no ataque. Em um dos lances, Kennedy tentou um voleio na área, a bola sobrou para Fred que não falhou e completou de cabeça, marcando o gol da vitória do Tricolor e encerrando uma série negativa de cinco derrotas.
Fonte : UOL