Rodriguinho brilha e America - MG faz 5 a 0 no Sport

Comandado pelo meia Rodriguinho, que está na mira de grandes clubes brasileiros, o América-MG goleou o Sport, por 5 a 0, na noite desta terça-feira, no Independência, encerrando marca negativa de mais de quatro meses sem vencer naquele estádio. Foi o primeiro triunfo americano também após a Copa das Confederações, enquanto o time pernambucano teve interrompida série de quatro vitórias seguidas nesse período.
O interesse de clubes que disputam a Série A do Brasileiro por Rodriguinho foi informado pelo superintendente geral do América-MG, Alexandre Faria, que garante ter informado a Santos, Grêmio e Internacional que o camisa 10 não está à venda. Ele é considerado pela diretoria americana imprescindível no planejamento de voltar à elite do Brasileirão.
Contra o Sport, Rodriguinho mostrou que o clube tem razão em não querer liberá-lo. Ele fez dois gols,deu assistências precisas para seus companheiros e comandou o time na vitória, que levou o América aos 18 pontos, reaproximando-o do G4 e reduzindo para três sua diferença para o Rubro-negro pernambucano, que segue com 21. O alviverde mineiro, no entanto, tem um jogo a menos, pois a partida com a Chapecoense foi adiada por questão climática.
No Independência, o último triunfo americano, que tinha sido válido pelo Campeonato Mineiro, havia ocorrido em 20 de março, há mais de quatro meses. Desde então, foram cinco empates e duas derrotas, válidos pelo Estadual, Brasileirão e Copa do Brasil. “A gente estava muito ansioso. Vitória como essa é para dar confiança e chamar o torcedor para o Independência”, comentou o meia-atacante Rodriguinho, que admitiu ter propostas. “Não sei o que vai acontecer. Temos de conversar com a diretoria do América e ver o que é bom para mim e para o clube”, afirmou.
A etapa inicial começou bastante movimentada, com os dois times buscando o ataque. A primeira grande chance foi para o Sport, aos 6 min, quando Lucas Lima chutou forte, obrigando Matheus a fazer difícil defesa. A resposta americana não demorou. Aos 8 min, o zagueiro Vitor Hugo cabeceou para fora e, no minuto seguinte, foi a vez de Nikão desperdiçar boa chance, ao finalizar mal, chutando a bola por cima do travessão.
O ritmo intenso imposto pelo América foi recompensado com um gol, logo aos 13 min, marcado por Rodriguinho, completando de primeira um bom cruzamento da direita. O gol animou ainda mais a equipe mineira, que dominava o jogo e teve chance de ampliar aos 17 min, quando Nikão fez boa jogada individual, mas prendeu a bola excessivamente. Quando o passe foi dado para Kleber, Magrão fez a defesa em dois tempos.
Foram várias chances perdidas, em jogadas, na maioria das vezes, que saíram dos pés de Rodriguinho. Aos 22 min, por exemplo, o camisa 10 deu passe na medida para Willians, que bateu para fora. O América era bastante superior ao Sport, mas, não conseguia ampliar sua vantagem. O time pernambucano tentava conter o ímpeto americano, mas errava muitos passes e tinha dificuldades para entrar na defesa do time mandante. As cobranças de faltas e escanteios eram as principais tentativas rubro-negra.
Com o passar do tempo, o América reduziu seu ritmo e o Sport equilibrou a partida, apesar de não levar tanto perigo ao gol defendido por Matheus. Nos contra-ataques, o time da casa ameaçou mais o adversário. Aos 46 min, Nikão desperdiçou ótima chance para aumentar o placar. “Não fui feliz, infelizmente, nas chances que criamos”, lamentou Nikão.
Rodriguinho, por sua vez, disse que o América anulou o ataque adversário, mas desperdiçou muitas oportunidades. “Um a zero foi pouco, não podemos vacilar, ainda mais com as coisas que acontecem no Independência, temos de matar”, salientou o camisa 10. O atacante Marcos Aurélio, do Sport, quer ver seu time encaixar melhor a marcação na etapa final. “Deixamos o América jogar livre, eles tiveram facilidade”, analisou.
A facilidade reclamada por Marcos Aurélio voltou a se manifestar logo no primeiro minuto da segunda etapa, quando Rodriguinho teve liberdade para avançar e acertar belo chute para fazer 2 a 0. O Sport, que voltou com o atacante Roger no lugar do meia Camilo, viu complicar sua situação no recomeço do jogo. As melhores chances na etapa final foram do América com Nikão, que finalizou mal em quase todos os lances.
Aos 29 min, pouco depois de o goleiro Matheus evitar o gol de Roger, ara os visitantes, o América chegou ao terceiro, marcado por Willians, que aproveitou cruzamento de Danilo, que fez mais uma boa jogada, apoiando o ataque. O Sport não desistiu e tentou até o final do jogo pelo menos diminuir a vantagem americana. Aos 41 min, Marcos Aurélio fez bela jogada individual, passando a bola por baixo das pernas de dois marcadores, mas Matheus evitou o gol. Como o Sport não descontou, o América ampliou. Aos 42 min foi o terceiro de Rodriguinho, que chegou ao seu sexto gol na Série B do Brasileiro. Aos 44 min, Leandro Ferreira ainda completou o marcador.
Fonte  : UOL