Campeonatos que há um tempo eram mais importantes do que a libertadores, passaram a ser desprezados, como isso foi possível?
Pois é, os estaduais não atraem o povo brasileiro atualmente, culpa do público? Eu acho que não...
Com um calendário péssimo e um campeonato mal organizado, os times o transformam os estaduais em uma espécie de pré-temporada. Isso gera jogos de péssima qualidade e pior, ''não valem nada''!
Dentre tantos pontos negativos, esses campeonatos continuam a existir, por quê?
O campeonato estadual paga bem melhor do que a libertadores, entre direitos de TV e premiação pelo título. Claro que com bilheteria e patrocínios esse valor pode ser superado facilmente, mas não deixa de ser uma ótima proposta.
Com isso a TV vende um campeonato que não nos interessa, chegando a ser constrangedor, narradores tentando passar emoção em um Flamengo x Nova Iguaçu com 1000 pessoas no Maracanã...
Apesar de todos esses pontos negativos, eu defendo a existência dos estaduais, pelos seguintes fatores:
1-O estaduais fazem parte da nossa cultura e não devem deixar de existir assim, de uma hora para outra. Mas com o calendário do jeito que está e com jogos horríveis, realmente fica difícil concordar com isso. A organização precisa tomar novos moldes de disputa, uma possibilidade, levantada pelo Bom Senso F.C., seria de disputa-los em forma de copa, com jogos mais decisivos, e com determinados times, de acordo com a classificação, entrando em fases seguintes.
2-Além de toda essa identificação com o brasileiro, os campeonatos estaduais mantêm a sobrevivência de diversos clubes do Brasil. Esses clubes fazem parte da história de suas cidades, e não podem deixar de existir.
Os campeonatos estaduais esbarraram em seu próprio sucesso, após vários anos em destaque no cenário do futebol brasileiro, isso fez com que eles não mudassem, mas o futebol mudou... Uma reorganização dos mesmos não seria um desrespeito a cultura, e sim um renascimento de um campeonato que não deveria ter ''morrido''!
Siga no twitter: @Arthur_08_HF
Comentários