Foi o melhor para o futebol!

Lahm: This feeling is unbelievable

Apesar da grande torcida pelo Brasil, o resultado final dessa Copa não poderia ter sido melhor para o mundo do futebol.
                
Dessa grande conquista alemã, devem ser destacados os seguintes pontos:

1-Um grande homem no comando. Dentre tantos craques, o principal deles está sentado no banco. Joachim Löw chegou ao comando da seleção após ter sido assistente técnico de Jürgen Klinsmann na copa de 2006. Depois da saída de Klinsmann, Löw assumiu em definitivo o comando da seleção, e com duas Copas de um futebol envolvente, mesclando jogadores jovens e experientes, ele leva esse grande time ao merecido título conquistado no Maracanã contra a Argentina.


2-DFB(Deutscher Fußball-Bund), da Federação alemã de futebol vale destacar os seguintes pontos.

1°-Planejamento de longo prazo. Após a copa de 2006, o lema era de planejamento para gerar um bom resultado no futuro. Com um time feito para brilhar em 8 anos, Joachim Löw teve toda tranquilidade possível para realizar seu trabalho. Com respaldo, arriscava em jovens promessas e jogava um futebol solto e bonito, além de um sistema tático muito organizado.

2°-Investimento em divisões de base. Toda essa tranquilidade que a DFB passava para seu treinador não era a toa. Eles sabiam o que tinham em mãos, com um ótimo trabalho nas divisões de base, o resultado aparece na qualidade  dos 23 jogadores do elenco, e mesmo com a ausência de Reus e Gundogan, dois dos principais jogadores, a seleção alemã chegou ao título da Copa do Mundo.

3°-Bundesliga- Há quem diga que uma boa liga não indica muita coisa(com o grande exemplo da Premier League), mas o campeonato alemão derruba esse argumento. Com uma das melhores ligas do mundo e com times constituídos, predominantemente, de jogadores alemães, a cada ano aumenta o leque de opções de jogadores para a seleção, muito pelo trabalho criado nas categorias de base.


Com um jogo coletivo e com o foco em jogadores jovens, a Alemanha dá um grande presente aos amantes de futebol, mostra para o mundo que o futebol tático não é, necessariamente, um futebol "feio", mostra que para ganhar títulos precisamos muito além de um ou dois craques, precisamos de um time compacto e organizado, com os grandes craques se destacando naturalmente. Isso mostra que o jogo coletivo muitas vezes da um resultado positivo. 

Parabéns a Alemanha pelo título e que tudo isso sirva de exemplo para dirigentes e treinadores pelo mundo a fora.

Comentários