Pensando mais alto, o Porto tem tudo para surpreender nesta temporada

Pelo menos no papel, o Porto está com um bom elenco (Foto: Getty Images)
Após ficar na terceira posição do Campeonato Português, e não fazer uma boa campanha na Liga dos Campeões 2013/14, somando uma vitória, dois empates, e três derrotas, o Porto busca uma grande reformulação. O clube do Estádio do Dragão começou dispensando o técnico Luís Castro, que não convenceu, e apostou em Julen Lopetegui.

Com 47 anos, Julen Lopetegui já defendeu clubes como Real Madrid e Barcelona quando atuava como jogador, técnico desde 2003, o espanhol comandou o Rayo Vallecano, e Real Madrid Castilla, até assumir o comando das categorias de base da Espanha. Lopetegui treinou as seleções sub-19, 20 e 21, fazendo um ótimo trabalho. Com a fúria das categorias de base, o técnico teve como jogadores: De Gea, Isco, Thiago Alcântara, Koke e Illarramendi, jogadores que fazem sucesso atualmente.

Visando uma nova era, o Porto logo pensou em Julen Lopetegui, justamente pelo trabalho dito acima. Os Azuis e Brancos fizeram ótimas contratações na janela de transferências, trazendo: Óliver Torres, Cristian Tello, Bruno Martins Indi, Casemiro, Yacine Brahimi, como principais destaques. Todos estes jogadores são jovens, e prometem muito futuramente, principalmente com Lopetegui no comando. Lembrando que Tello e Casemiro foram emprestados para o Porto, e podem pegar uma boa experiencia neste período.

Em sua chegada ao Porto, Julen Lopetegui foi muito comparado a José Mourinho, que quando foi contratado pela equipe de Portugal em 2002, tinha um currículo simples, sem fazer grandes trabalhos em seus times anteriores, o Benfica em 2000, e União de Leiria entre 2001 e 2002. Mas a aposta em Mourinho valeu apena, já que o Porto conquistou alguns títulos importantes, incluindo a tão cobiçada Liga dos Campeões, vencida na temporada 2003-04.

Mesmo com uma temporada para esquecer, o Porto faturou uma boa quantia em dinheiro com a venda de Fernando e Mangala, com a ida de ambos para o Manchester City, o clube português recebeu cerca de 75 milhões, e fez um bom investimento, contratando jogadores para compor o meio-campo, a posição mas carente na última temporada, e manteve o colombiano Jackson Martínez no elenco, o atacante vive um bom momento e promete ser o artilheiro da equipe, assim como nas últimas temporadas.

Com a chegada de alguns jovens jogadores, principal alvo do clube, o Porto também já contava com os brasileiros Danilo e Alex Sandro, que chegaram como promessas em 2011, e só responderão de modo positivo. Em boa fase, ambos foram convocados pelo técnico Dunga na última terça-feira (19), e vão participar dos amistosos do Brasil contra Colômbia e Equador, em 5 e 9 de setembro. A convocação dos laterais teve um aspecto positivo para o Porto, que pode negociar Danilo e Alex Sandro futuramente, e por um alto valor, assim como aconteceu com Hulk, que foi vendido ao Zenit, e James Rodriguez que se transferiu para o Mônaco, e atualmente defende o Real Madrid.

A nova geração do Porto já realizou duas partidas oficias nesta temporada, venceu o Marítimo por 2 a 0, pelo Campeonato Português. Com o terceiro lugar no campeonato nacional na última temporada, os Azuis e Brancos estão disputando os playoffs da Liga dos Campeões, e no primeiro jogo contra o Lille nesta quarta-feira (20), o Porto venceu por 1 a 0, e leva uma vantagem considerável para o jogo de volta, jogando diante os seus torcedores no Estádio do Dragão.

Comentários