Nas mãos de Louis Van Gaal

A nova era

Após ficar em sétimo lugar na Premier League na temporada 2013/14, algo que foi vexatório para um clube do tamanho do Manchester United, além de não ganhar nem um título, resultou na demissão de David Moyes antes do término da temporada, como todos já sabem. O ídolo Ryan Giggs "quebrou o galho" e assumiu o comando até o fim do Campeonato Inglês.

Sem esperar a campanha de Louis Van Gaal na Copa do Mundo com a Holanda, o United anunciou o técnico antes mesmo do início do mundial realizado no Brasil. A seleção holandesa até que surpreendeu, venceu a Espanha por 5 a 1 na primeira rodada da fase de grupos, além de alcançar o terceiro lugar, o que foi muito comemorado. Mostrando ser um homem de linha dura, van Gaal assumiu os Red Devils sem muita demora, e uma semana após o fim da Copa já comandava os ingleses em amistoso nos Estados Unidos.

Toda está atitude deixou os torcedores dos Diabos Vermelhos muito animados com o novo técnico, e até compararam o holandês com o lendário Sir Alex Ferguson. No torneio dos campeões, realizado nos Estados Unidos, o Manchester United foi campeão, fazendo ótimas partidas, parecia que até iria empolgar logo de cara, mas estava tudo fácil de mais. Começou a Premier League, principal alvo do clube na temporada, já que não vai disputar nem uma competição europeia. Nas três primeiras rodadas foi uma derrota de 2 a 1 para o Swansea, e dois empates, contra Sunderland e Burnley.

Os dois pontos conquistados em três jogos foi até normal por se tratar de um início de trabalho. Mas venho um grande vexame, que com certeza será um dos maiores da história do time de Old Trafford. O Manchester United perdeu de 4 a 0 para o modesto Milton Keynes Dons, da terceira divisão inglesa. A derrota gerou a eliminação precoce na Copa da Liga Inglesa, torneio que poderia ser o primeiro título de Louis Van Gaal pelo Manchester, mas a vontade passou muito longe.

Os reforços


Van Gaal pediu e o Manchester United contratou. Não foram muitos reforços mas foi o suficiente para readquirir a confiança. Os principais nomes foram Ander Herrera, Luke Shaw, Marcos Rojo; Daley Blind, e claro os que mais prometem com a camisa do United, Falcao García e Ángel Di María. Ambos jogadores chegaram como grandes promessas para reerguer o clube, e quem sabe lutar pelo título da Premier League.

O técnico holandês parece ter observado muito bem as principais carências da equipe durante a pré-temporada. Conhecido como linha dura, Van Gaal promete realizar treinos intensivos, mas para melhorar o sistema tático, que vem falhando nos últimos jogos. Para concertar estes erros de posição, é só questão de tempo, já que falta muito entrosamento, e as estréias de Falcao García, Blind e Rojo.

Conhecido por utilizar o 3-4-1-2, o técnico holandês deve seguir este mesmo estilo nos Red Devils. Uma pequena analise sobre as principais contratações: Rojo é um zagueiro de origem, posição por qual sempre foi utilizado no Sporting, mas na Copa do Mundo atuou como lateral esquerdo pela carência de um jogador nesta posição na seleção da Argentina.

Luke Shaw um atleta jovem que chegou do Southampton e tem grandes chances de ser titular, se van Gaal colocar Rojo como zagueiro, o que tem grandes chances de acontecer, caso queira ter mais segurança na defesa. Ander Herrera chegou do Athletic Club, e foi uma das principais revelações do Campeonato Espanhol na última temporada, e tem a missão de reorganizar a armação e marcação do Manchester United.

Contratado como o "queridinho" do técnico, Daley Blind foi um dos melhores jogadores da Holanda na Copa do Mundo, por conta deste fato Louis Van Gaal solicitou a compra do jogador do Ajax. Ao contrário de seu antigo clube, Blind não atuou como volante no mundial disputado no Brasil. O holandês foi utilizado como lateral esquerdo, e teve grandes atuações, além de ficar marcado por cruzamentos precisos. Como a posição já vai ser disputada por Rojo e Shaw, o holandês vai ser aquele volante que terá duas tarefas ao mesmo tempo, a de proteger a defesa e atacar.

Ángel Di María foi simplesmente o melhor jogador na última final da Champions League entre Real e Atlético de Madrid. O argentino será sem dúvidas a principal aposta de van Gaal no United, o meia fez uma ótima Copa do Mundo, além de ter sido peça fundamental na vitória de 4 a 2 da Argentina sobre a Alemanha, em amistoso realizado na última quarta-feira (3). O camisa sete terá a missão de ser o garçom do Manchester nesta temporada, mas isto não será muito difícil, já que Di María é líder em assistências no futebol europeu.

Sonho de vários clubes, e grande alvo do Real Madrid, Falcao García foi emprestado pelo Mônaco ao Manchester United, com opção de compra no fim da temporada. O atacante colombiano chega para mudar totalmente o estilo de jogo Red Devils, ao lado de Van Persie, Falcao será o grande finalizador do United. Com isso Rooney vai atuar mais recuado pelo lado esquerdo do campo.

Com todas essas mudanças rápidas, e após gastar muito dinheiro em contratações, o que resta ao Manchester United é esperar o que o tempo lhe reserva. Claro que isso tudo estará nas mãos de Louis Van Gaal, que com certeza vai utilizar um trabalho ousado, e vai precisar de paciência, e compreensão de todos no clube inglês, algo que não foi aceito em outros times por qual van Gaal passou. A confiança vai ser fundamental neste trabalho que promete ter resultados positivos. 

Comentários