Minas, o estado do futebol!

Os dois times com maior sucesso nos últimos dois anos, ambos de Minas Gerais, coincidência?

Sem tanto espaço na imprensa quanto os times do Rio-São Paulo, Cruzeiro e Atlético dão aula de organização e de, principalmente, continuidade de trabalho.



Campeão da Libertadores em 2013, o galo se desfez de alguns jogadores considerados pilares do elenco, Jô e Ronaldinho, foi forçado a mudar de técnico, mas com paciência e com um bom trabalho do Levir Culpi, em pouco tempo, o Atlético voltou a ganhar um título, e que título.

Abdicou de grandes craques para manter a ordem no clube, mesclou velhos conhecidos da torcida, Tardelli e Leonardo Silva, com algumas apostas, Douglas Santos, Dátolo e Carlos. Deu muito certo.

Outro fator importante foi o belo trabalho tático da equipe do Levir, com constante movimentação de todos os jogadores, o time jogou um futebol veloz e dinâmico, envolvendo os adversários, chegando ao seu ápice na reta final da Copa do Brasil.

Apontado por muitos como sortudo, a diretoria do Atlético mostra que não foi obra do acaso. Com um ótimo CT, e um ótimo do trabalho da parte física, o time aguentou correr os 90 minutos e conseguir viradas históricas. Com certeza, não foi sorte.



E o Cruzeiro, o que falar do melhor time do Brasil nos últimos 2 anos?

A raposa vem dando aula de organização, após algumas decepções nos últimos anos não desistiu e continuou o trabalho. Silenciosamente, explorou o mercado brasileiro e colheu frutos rapidamente.

Dois anos atrás contratavam Everton Ribeiro (Coritiba-R$ 4 milhões) e Ricardo Goulart (Contratado junto com Lucca-R$ 15 milhões, pelos 2 jogadores). Destaques do clube, tem espaço em bons times na Europa e devem render uma boa grana no meio do ano.

Mas se os dois destaques saírem, o que será do time? Se reabilitará, o Cruzeiro já espera por essas transferências, não é a toa que no inicio de 2013 contratou Marlone e Neílton, jovens que se destacaram no Vasco e Santos, respectivamente.

Com um elenco muito equilibrado e sem estrelas, o Cruzeiro também deu espaço para os jovens, que além de darem bons frutos futebolisticamente, darão um bom resultado financeiro, em destaque, Lucas Silva e Maike.

Um dos principais responsáveis por essa bela história recente do clube é Marcelo Oliveira, técnico que veio desacreditado, por conta do trabalho não tão bom no Vasco, encaixou um belo estilo de jogo, e com o time organizado, alguns jogadores rendem mais do que o esperado, e um time montado para o futuro, deu muitos resultados à curto prazo.

Outra boa característica da raposa, que vem melhorando com o tempo, é o projeto do sócio-torcedor, o clube é o 3° com mais sócios no Brasil, com cerca de 67000 associados, e agora com o Mineirão e com o belo futebol apresentado, esse número tende a crescer. E, consequentemente, a qualidade dos jogadores do time.



Alguns fatores foram falados e como foi dito no inicio do texto, será que é coincidência que os 2 melhores times do Brasil, no momento, sejam de Minas Gerais?

Claro que além do mérito individual de cada clube, a Federação Mineira de Futebol (FMF) têm seus méritos. Com bons estádios, Mineirão e Independência, em destaque, os times fazem dessas arenas grandes fortalezas, além de lado futebolístico, as mesmas tem dado grande suporte financeiro para os clubes.

Além do apoio financeiro, outro fator que influenciou muito na qualidade desses times(em principal, o Atlético) foi o tempo de pré-temporada, o Campeonato Estadual de Minas Gerais é menor e começa cerca de duas semanas após a maioria dos estaduais Brasil a fora. Parece pouco, mas tem feito diferença. E com a rivalidade, um tentando ser superior ao outro, ambos tendem a melhorar cada vez mais.

Parece que a receita do sucesso está evidente, organização financeira, continuidade no trabalho, investimento na base, maior pré-temporada...

Parece simples, por qual motivo os outros clubes não fazem algo semelhante? Eis a questão.


Siga no twitter: @Arthur_08_HF
  

Comentários