Vitesse, o rico pobre holandês

Fundado em 1892 na cidade de Arnhem, o Vitesse é um dos clubes mais tradicionais do futebol holandês. Justamente por este fato Merab Jordania, um empresário da Geórgia, comprou o clube em 2010. Atualmente o russo Alexander Tsjigirinski comanda o Vitesse, pois Merab teve que sair por conta da má gestão financeira.

Geralmente quando um grupo de empresários adquiri uma equipe se espera em altos investimentos, assim como acontece com o Chelsea, Manchester City, entre outros, mas o dono do Vitesse parece pensar completamente diferente. Merab Jordania e Tsjigirinski estão à frente do Vitesse a quase cinco anos, e mesmo assim não aconteceu nem um grande investimento em contratações.

Juntamente com o novo proprietariado o Vitesse fechou uma parceria com o Chelsea, devido a aproximação entre Alexander Tsjigirinski e Roman Abramovich magnata que comanda os Blues. O negócio entre ambos funciona de tal modo. Jovens promessas que são contratadas pelo Chelsea são emprestadas ao Vitesse, e caso os holandeses tenham uma joia em sua base, tem a "obrigação" de vender ao clube londrino. 

Em 2013 surgiu vários boatos sobre a parceria entre Vitesse e Chelsea. Merab Jordania ex-proprietário do time holandês, declarou que o Chelsea forçava o Vitesse a não ganhar o Campeonato Holandês, título que o clube jamais conquistou, além de não se classificar para a Liga dos Campeões, e ser obrigado a vender Wilfried Bony para o Swansea City em 2013. O marfinense era o grande destaque da equipe que naquele ano lutou pelo título holandês no primeiro turno, mas no restante do campeonato caiu de rendimento e terminou no decepcionante 6º lugar na classificação final da temporada 2013/14.

Voltando a falar sobre a atual gestão, o Vitesse possui um dos estádios mais modernos da Holanda, o Gelredome, e tem uma ótima instrutura em seu CT de treinamento. Na temporada 2014/15 o clube aurinegro fez uma campanha de altos e baixos, assim terminou em 5º lugar. A pré-temporada deve ser observada com muito carinho pelo proprietário, é a chance de reforçar o elenco, e enfim investir em grandes jogadores. Para o Vitesse lutar por títulos em termos de cenário nacional.

Futuramente o Vitesse pode se tornar uma grande força internacional, e quem sabe brilhar na Liga dos Campeões e Liga Europa. Mas para isso deve resolver vários problemas extracampo. Pode-se comparar o clube holandês com o Queens Park Rangers, que tem um bilionário tomando conta, no caso Tony Fernandes, dono da Air Asia. Mesmo assim o time inglês não consegue fazer grandes investimentos. O resultado é o desce e sobe da primeira para a segunda divisão.

O segredo para o Vitesse fazer uma boa campanha, e conquistar pela primeira vez em sua história a Copa da Holanda e Campeonato Holandês, é contratar um jogador que entre para resolver, e passe segurança aos jogadores mais jovens do elenco, que são maioria. Pois algo acontece com os aurinegros. Até o momento o time de Arnhem não fez nem uma boa contratação, e ainda perdeu o seu principal meia, Marko Vejinovic que foi para o Feyenoord. Agora é esperar o que pode acontecer com o Vitesse na temporada 2015/16.

Comentários