Zidane, Henry e Giggs, os futuros técnicos

Quando chega ao fim a carreira dentro dos gramados, alguns ex-jogadores optam em seguir no futebol, mas como técnico. Grande parte não chega ao sucesso esperado, outros conseguem o objetivo. Atualmente, Pep Guardiola, Luis Enrique, Antonio Conte e Diego Simeone são exemplos. Dentro de anos teremos uma nova safra de treinadores, é os que prometem chamar a atenção são simplesmente Zinédine Zidane, Thierry Henry e Ryan Giggs.

Os ex-craques, mostram empenho na nova função. Zidane comanda o Real Madrid Castilla, que disputa a terceira divisão do futebol espanhol. O francês também chegou a ser auxiliar-técnico de Carlo Ancelotti na última temporada. O que é um grande aprendizado para Zidane, pois o italiano sempre obteve sucesso como técnico.

Durante as partidas do Real Madrid Castilla na temporada 2014/15, pode-se observar que Zinédine Zidane organiza o time muito bem no meio-campo e ataque, mas a defesa falha muito, principalmente nas laterais e em bolas levantadas na grande área. Claro que se trata de jovens jogadores, e um treinador que esta começando. Mesmo assim é um bom começo, já que o francês mostra firmeza com os seus atletas.

"Fui um jogador da França. Sim, seria bom um dia poder treinar a mesma seleção, mas, por enquanto, há um técnico no cargo. Didier Deschamps está fazendo um trabalho formidável. Mas sim, tenho esse objetivo, essa ambição", revelou Zidane.

Thierry Henry sempre mostrou o desejo de treinar o Arsenal um dia, ou mesmo ser o sucessor de Arsène Wenger. Em 2015 o atacante que fez história no clube londrino, retornou para comandar o time sub-16. Henry vem se mostrando paciente com os jovens, e parece ir mais para o lado tático, e analisar bem o desempenho individual dos jogadores dentro de campo.

Em entrevista, Henry também falou sobre o desejo de ser técnico um dia: "Ser o treinador do Arsenal seria um sonho, mas ainda tenho bastante a aprender. Não sei o que Wenger vai fazer e quanto tempo ele vai continuar no Arsenal, mas quero estar preparado para um dia ocupar esse lugar".

Na corrida com os seus possíveis concorrentes no futuro, Ryan Giggs larga na frente, pois já comandou o time principal do Manchester United nas últimas rodadas da Premier League na temporada 2013/14, o fato aconteceu por que o até então técnico dos Diabos Vermelhos, David Moyes, foi demitido antes do término do campeonato.

Atualmente Giggs é auxiliar do técnico Louis van Gaal. O holandês declarou recentemente que pretende se aposentar em duas temporadas. Isso pode significar que o grande ídolo do Manchester United pode comandar a equipe. Pois até entre 2017 e 2018 Ryan Giggs já vai estar com mais experiência para comandar o gigante do futebol inglês.

Que Zidane, Henry e Giggs vão se tornar treinadores de alto nível, só o futuro poderá dizer, mas séria sensacional ver os três comandando um gigante europeu com a mesma maestria, e categoria que possuíam dentro das quatro linhas. 

Comentários