Watford e a busca por uma sequência na Premier League

Destaque da última temporada da Championship (Segunda divisão inglesa), o Watford foi vice-campeão e conseguiu o acesso juntamente com Bournemouth, vencedor da competição, e Norwich City que passou pelo play-off. Os três clubes realizaram campanhas completamente diferentes no decorrer do torneio, entre altos e baixos. Apesar de não ter ficado com o título o Watford mostrou o melhor futebol. A única falha foi perder em momentos decisivos.

O erro da temporada passada deve servir como lição para os Hornets na Premier League, que sempre tem muita emoção na luta contra o rebaixamento. Com um bom elenco, e a chegada de bons jogadores, destaque para Valon Behrami, contrato junto ao Hamburgo. O volante suíço sempre mostrou qualidade onde passou, e viveu um dos melhores momentos da sua carreira no futebol inglês, defendendo o West Ham entre 2008 e 2011.

Depois de nove anos o Watford retorna a Premier League com um pensamento completamente diferente além de ter uma ideia fixa, o sucesso. O clube londrino foi comprado pelo italiano Giampaolo Pozzo em 2012, o que mudou várias coisas dentro da diretoria e gestão, principalmente nas contratações, e chegada de treinadores.

O grande fator para está mudança é que Pozzo comanda outros dois clubes, Udinese e Granada. Com isso ficou mais fácil a realização de empréstimos de jogadores entre os clubes, e a chega de estrangeiros ao Watford que tinha boa parte do seu elenco composto por ingleses. Sem uma boa qualidade para lutar pelo acesso, os londrinos ficavam no meio da tabela na segunda divisão.

Na pré-temporada o Watford foi muito bem, e em seu principal desafio perdeu por apenas por 1 a 0 para o Sevilla, quando foi melhor em boa parte do jogo. Aparentemente os Hornets não sentem a falta do treinador Slaviša Jokanović, o mesmo deixou o clube após recusar a renovação de contrato por não ter sua exigência salarial atendida.

Jokanović chegou a Inglaterra após comandar o Hércules no futebol espanhol. Procurando um técnico com o pensamento parecido a diretoria do Watford acertou ao fechar com Quique Flores. O ex-jogador havia feito uma boa campanha com o Getafe, além de ser moderno e eficiente em jogos contra grandes times, o que por sinal não falta na Premier League.

Um dos melhores momentos da história do Watford aconteceu em 1983 quando foi vice-campeão da primeira divisão inglesa e no ano seguinte da FA Cup. Tudo graças a um fanático torcedor dos Hornets. O cantor Elton John comprou o clube em 1976 e o tirou da quarta divisão rumo à elite, além de uma ótima gestão ao lado do técnico e homem de confiança, Graham Taylor.

Obvio que na temporada da Premier League em 2015/16 o Watford não tem chances de terminar em uma posição alta, pois o campeonato é um dos mais competitivos do planeta, mas com o elenco e a atual gestão tem tudo para permanecer na elite ou ao menos lutar até o fim para não cair e quem sabe voltar a se destacar futuramente com a sequência do trabalho e o aumento de investimentos nas contratações.

Comentários