As mudanças que podem fazer a diferença para o Cruzeiro em 2016

Elenco do Cruzeiro terá importantes mudanças para o próximo ano.
O ano de 2015 começou com um pensamento muito positivo para os torcedores do Cruzeiro, já que o time até então comandado por Marcelo Oliveira era bicampeão brasileiro, além de ter chegado a final de uma Copa do Brasil. Mas o que parecia ser o seguimento de um trabalho, começou a se tornar uma reformulação. Peças importantes como Ricardo Goulart, Everton Ribeiro e Marcelo Moreno deixaram a Raposa.

No Campeonato Mineiro o Cruzeiro acabou sendo eliminado na semifinal pelo rival Atlético-MG, o que fez o time pensar muito em conquistar a Libertadores, mas o sonho acabou ainda nas quartas de final após perder por 3 a 0 para o River Plate no Mineirão, e vencer na Argentina pelo placar mínimo. Com uma campanha muito abaixo do esperado, principalmente no Brasileirão, o Técnico Marcelo Oliveira foi demitido.

Vanderlei Luxemburgo retornou a Raposa, e também não teve sucesso, foi eliminado na Copa do Brasil, e deixou o time perto da zona de rebaixamento. O técnico Mano Menezes chegou para trazer conforto e teve sucesso deixando o Cruzeiro em oitavo lugar na classificação. Com uma proposta tentadora do futebol chinês, Mano aceitou. O que pode prejudicar os planos da Celeste em 2016? Talvez não, a diretoria anunciou imediatamente o novo comandante e agradou boa parte da torcida.

Trata-se do ex-atacante Deivid, que exercia a função de auxiliar técnico até o termino do Campeonato Brasileiro. Claro que a opção do presidente Gilvan de Pinho Tavares é arriscada, mas pode surpreender. Um exemplo é Roger Machado que tinha pouca experiência como técnico e conseguiu fazer uma bela campanha com o Grêmio.

A aposta da diretoria Celeste para 2016 é economizar, o que está acontecendo com as saídas confirmadas de Dagoberto, Leandro Damião e Júlio Baptista. Juntos, os salários dos três jogadores que terão seus vínculos encerrados no dia 31 de dezembro somam R$ 900 mil. O Cruzeiro também anunciou que não vai renovar os contratos de Ananias, Pedro Ken, Felipe Seymour, Charles e Ceará. O que obriga uma busca mais intensa por reforços.

Para a próxima temporada os principais alvos do Cruzeiro são: Aloísio (Shandong Luneng-CHI) Douglas Coutinho (Atlético-PR) Renê (Sport) e Leandro Fernández (Godoy Cruz-ARG). Fica claro que os principais alvos são para o ataque, que perdeu sua característica ofensiva e precisa em 2015. 

Com contrato até o fim de 2017, Deivid pode ser peça fundamental nessa nova era do Cruzeiro, que está passando por uma reformulação no elenco, em busca de jogadores jovens que podem ser uma aposta para o futuro. O trabalho do novo técnico pode não dar resultados no primeiro semestre, mas a paciência deve ser fundamental para o seguimento de um trabalho em 2016, o que não aconteceu neste ano e teve algumas consequências, como ficar fora da próxima Libertadores, além da premiação menor pela classificação final no Campeonato Brasileiro.