Os técnicos que se destacaram com times medianos em 2015

1. Hein Vanhaezebrouck
(Hein Vanhaezebrouck- Gent)

Modesto time da Bélgica, o KAA Gent vive o melhor momento da sua história após conquistar o campeonato belga pela primeira vez na última temporada, além de avançar as oitavas de final da UEFA Champions League 2015/16. A atmosfera no clube mudou totalmente com a chegada do treinador Hein Vanhaezebrouck em 2014.

O comandante vem se destacando com o mesmo elenco que ficava no meio da tabela, apenas ganhou a confiança dos jogadores com muita motivação, e uma tática ofensiva sem temer o adversário. A maior conquista individual de Hein Vanhaezebrouck é o prêmio de melhor treinador belga de 2012, quando ele estava à frente do KV Kortrijk. 

2. Myron Markevych
(Myron Markevych- Dnipro)

Tradicionalmente clubes da Alemanha, Espanha, Itália e Inglaterra figuram na final da UEFA Europa League, mas na temporada 2014/15 aconteceu uma grande surpresa ao Dnipro ser vice-campeão. Os ucranianos perderam o título para o Sevilla, mesmo assim foi uma honra e orgulho para os torcedores.

Contratado em 2014, o técnico Myron Markevych foi um dos responsáveis pela bela campanha na competição europeia. O Dnipro demonstrou um futebol aguerrido e de uma forte marcação para deixar as diferenças de lado. Markevych já treinou a seleção da Ucrânia durante seis meses em 2010, além de ter conquistado o vice-campeonato nacional em 2012/13 com o Metalist.

3. Phillip Cocu
(Phillip Cocu- PSV)

Um dos gigantes da Holanda, o PSV não conquistava o título nacional desde 2007/08, mas na última temporada quebrou o jejum mostrando um ótimo futebol e com destaques como Luuk de Jong e Memphis Depay, que está no Manchester United. O responsável pelo retorno dos dias de glórias é o técnico Phillip Cocu, que atuou no próprio PSV e Barcelona quando jogador.

O ídolo dos Boeren segue se destacando, pois levou o PSV as oitavas de final da Champions 2015/16 após avançar em segundo lugar no grupo B, deixando o Manchester United em terceiro. Sem dúvidas é apenas o inicio do trabalho de Cocu que pode gerar ótimos resultados em cenário nacional e europeu.

4. Fernando Jubero
(Fernando Jubero- Guarani-PAR)

Nascido em Barcelona, Fernando Jubero era olheiro do Barça B até 2013, quando aceitou o convite de treinar o Guarani, do Paraguai. O sucesso de verdade foi em 2015, quando a quinta potência do país atrás de Cerro Porteño, Libertad, Nacional e Olimpia, teve uma campanha admirável na Libertadores chegando as semifinais.

Conhecido por eliminar o Corinthians na competição, o Guarani de Jubero sempre se mostrou um time muito organizado e efetivo no ataque, já que entrou para a história do futebol paraguaio ao marcar 105 gols em 44 jogos durante uma temporada. Atualmente Jubero procura um novo clube para mostrar que pode ter muito sucesso como técnico. 

5. Stéphane Moulin
(Stéphane Moulin- Angers)

Recém-promovido a Ligue 1 o Angers é a grande zebra do primeiro turno da temporada 2015/16. O clube comandando por Stéphane Moulin está na terceira colocação com 31 pontos. Ídolo dentro dos gramados, Moulin participa da comissão técnica desde 2005. Em 2011 o francês se tornou o técnico da equipe principal do Angers.

Muito perto de uma permanência na elite, o Angers é um time muito organizado taticamente e tem a segunda melhor defesa da Ligue 1, com apenas 11 gols sofridos. Agora o grande desafio de Stéphane Moulin é manter o rendimento dos jogadores para lutar por uma classificação para a Liga dos Campeões, ou Europa League.

6. Ronald Koeman
(Ronald Koeman- Southampton)

Consagrado na Holanda, Ronald Koeman buscou um desafio maior na sua carreira ao aceitar comandar o Southampton em 2014. O ex-zagueiro teve sucesso logo na sua temporada de estreia na Premier League. Os Saints fizeram uma grande campanha e buscaram a sétima colocação no termino da competição.

Na temporada 2015/16 o Southampton caiu um pouco de rendimento, além de ser eliminado ainda na fase de playoffs da UEFA Europa League. Mesmo assim Koeman tem grande confiança dos torcedores por sua capacidade e se mostra o homem certo para levar o clube ao sucesso.

7. Markus Weinzierl
(Markus Weinzierl- Augsburg)

Treinador do Augsburg á três anos, desde que os alemães disputaram a Bundesliga pela primeira vez, Markus Weinzierl teve grande sucesso na última temporada quando o time ficou em oitavo lugar e se classificou para a Europa League. No torneio o time passou em seu grupo e vai disputar a fase de 16 avos, contra o Liverpool.

Os comandados de Weinzierl têm como principal característica a velocidade e a marcação sobre pressão contra o adversário. Com boas campanhas, o jovem Markus Weinzierl pode comandar um clube grande em breve, basta aproveitar a oportunidade.

8. Eduardo Berizzo
(Eduardo Berizzo- Celta de Vigo)

Nome conhecido no futebol argentino, Eduardo Berizzo se destacou em 2013 ao conquistar o Torneio Apertura do Chile com o modesto O'Higgins. No ano seguinte foi contratado pelo Celta de Vigo, clube por qual defendeu quando era jogador. Desde que chegou a Espanha, Berizzo vem se destacando com ótimas campanhas.

Berizzo foi contratado com a missão de substituir Luis Enrique, que até então deixou o Celta para comandar o Barcelona. Em sua primeira temporada o argentino ficou oitavo, já na atual temporada o Celta de Vigo está na surpreendente quarta colocação. O grande desafio de Eduardo Berizzo e manter o elenco, pois jogadores importantes podem sair por conta do bom rendimento. 

9. Claudio Ranieri

(Claudio Ranieri- Leicester)

Técnico rodado no futebol, Claudio Ranieri chegou ao Leicester City sobe muita desconfiança por conta dos seus últimos trabalhos. Nos The Foxes apenas desde o inicio da temporada 2015/16, o italiano vem mostrando que ainda pode ter pontos altos em sua carreira, pois o time que no papel deveria lutar por uma permanência na elite está na briga pelo título.

O Leicester de Ranieri é um time muito preciso no ataque, e tem os dois artilheiros da Premier League, Jamie Vardy e Riyad Mahrez. A sensação inglesa deve cair de rendimento, mas caso conquiste o título inédito seria uma reviravolta na carreira de Claudio Ranieri, que comandou grandes clubes e não teve muita sorte.

10. Marcel Koller
(Marcel Koller- Áustria)

Com a segunda melhor campanha das eliminatórias da Eurocopa, atrás apenas da Inglaterra, a Áustria foi uma das surpresas da competição. Com 9 vitórias, 1 empate, e nem uma derrota somando 28 pontos. O técnico Marcel Koller que está à frente da seleção desde 2011, deixou os austríacos animados para a disputa da Eurocopa 2016, que acontece na França. A Áustria se classificou para o torneio europeu pela primeira vez, já que em 2008 não participou da fase de classificação por ser o país sede. 

Com uma ótima geração novamente, Koller vem acertando ao realizar a escalação, principalmente em colocar David Alaba em sua posição original, o meio-campo. No Bayern de Munique o jogador atua como lateral-esquerdo. Em um grupo fraco, pelo menos no papel, a Áustria de Marcel Koller tem tudo para chegar as oitavas de final da Euro 2016.