Com o maior patrocínio da Itália, Sassuolo mostra o seu protagonismo

Os Neroverdi vem se destacando no Cálcio

Competindo a elite do futebol italiano pela terceira temporada consecutiva, o Sassuolo começa a sonhar alto por conta do bom elenco que possui, e dos investimentos do seu principal patrocinador. Até 2007/08 os Neroverdi participavam de competições amadoras, e no máximo lutavam pela permanência na terceira divisão da Itália. Naquela temporada o modesto time da província de Modena teve um rumo diferente, e fundamental.

O proprietário do Sassuolo, Giorgio Squinzi, é dono da Mapei, grande empresa de matérias de construção. Estampando a camisa do time há quase dez anos, e buscando o sucesso para promover ambos, em 2008 o primeiro objetivo foi alcançado. Sob o comando do técnico Massimiliano Allegri, atualmente na Juventus, o Sasòl chegou a Série B. Em 2008/09 terminou em 7º lugar na classificação, na temporada seguinte esteve muito perto de chegar à elite pela primeira vez, mas no play-off do acesso o Sassuolo foi derrotado pelo Torino.

Frustado, na temporada 2010/11 o Sassuolo terminou na parte de baixo, mas se manteve na segunda divisão. O trauma retornou é o clube da Mapei foi novamente eliminado nos play-offs, desta vez para a Sampdoria. Em 2012/13 enfim o acesso pela primeira vez em sua história, além do título da Série B. A meta era permanecer na Série A do italiano, e com uma arrancada nas rodadas finais os Neroverdi terminaram em 17º e confirmaram a manutenção.

Comandado pela dupla Domenico Berardi e Simone Zaza, na última temporada, 2014/15, o Sassuolo mostrou um ótimo futebol e terminou no meio da tabela, e a evolução esperada já estava acontecendo. Para a atual época o principal desafio era manter o elenco, Berardi acabou ficando, mas Zaza recebeu uma oferta da Juventus e deixou o Sasòl, que está encontrado dificuldades no ataque, e cogita a contratação de Ciro Immobile, emprestado pelo Borussia Dortmund ao Sevilla.

Sonhando classificar-se para a UEFA Europa League, o Sassuolo não realizou nem uma grande contratação, e segue apostando na base e em jovens talentos. Mesmo com este fato o time do técnico Eusebio Di Francesco ocupa atualmente a 6º posição, mesmo com um jogo a menos. Financeiramente o Sassuolo também está fazendo sucesso, pois tem o maior patrocínio da Itália, para temporada 2015/16 recebeu R$ 88 milhões da Mapei, enquanto a Juventus leva R$ 68 milhões da Fiat, o mesmo que o Milan arrecada da Emirates.