O retorno do Alavés à elite da Espanha e a busca por dias gloriosos

O otimismo voltou ao Estádio Mendizorrotza
Um dos times mais legais de se acompanhar na virada do século, o Deportivo Alavés foi campeão da segunda divisão espanhola e está de volta à elite após 10 anos, e sem dúvidas vai ser um time que pode chamar a atenção na temporada que está por vim. 

Com uma equipe bem montada na década de 90, e com boas campanhas o glorioso, como é chamado por seus torcedores na Espanha, disputou uma final épica da Copa da UEFA, atual Liga Europa, contra o Liverpool em 2001. O resultado foi negativo, pois os Reds venceram por 5 a 4 com um gol de ouro na prorrogação.

Resultado da boa aparição na competição europeia, o Alavés perdeu seus principais jogadores e não soube aplicar o dinheiro ganho com as vendas. Em 2003 acabou sendo rebaixado para segunda divisão, e formando dívidas e pendências com a justiça. O grande culpado, segundo os fãs do clube, era o empresário Dmitry Pietrman, que havia comprado os gloriosos na temporada 2002/03.

Em 2005/06 o Deportivo Alavés retornou a primeira divisão, mas foi rebaixado em seguida, o que foi a gota d'Água para a saída de Pietrman. Com muitas dividas o time da cidade de Vitoria-Gasteiz, capital da Comunidade Autônoma do País Basco, foi parar no terceiro escalão da Espanha em 2009/10, e por lá ficou durante quatro anos.

Graças a Josean Querejeta, ex-jogador de basquete e dono do Saski Baskonia, um dos clubes mais vitoriosos do esporte também popular na Espanha, o Alavés começou a se organizar a partir de 2011, e dois anos depois retornou a segunda divisão e em 2016/17 busca um recomeço sob o comando do bom técnico Mauricio Pellegrino. A expetativa e se manter na La Liga e tentar o retorno do sucesso aos poucos, e o mais importante, sem cometer os erros do passado.