Completa 20 anos da morte de Ayrton Senna, e do GP mais trágico da Fórmula 1

No dia 1 de maio completa 20 anos que o mundo perdeu um dos maiores pilotos de Fórmula 1, Ayrton Senna . Aquele garoto que começou sua brilhante carreira competindo por kart chegou a encantar muitos durante anos, mas em 1994 quando completava 10 anos que ele estava na maior categoria do automobilismo ocorreu uma grande tragédia . Nas duas primeiras corridas da temporada Ayrton foi mal e chegou há não completar o GP, então aquele GP de San Marino, em Ímola, significava muito para o brasileiro que buscava seu quarto título .

O foco de Ayrton Senna para corrida teve um grande abalo, com dois acidentes antes da corrida, um deles com o brasileiro Rubens Barrichello, que teve o nariz quebrado e não pode competir no domingo . Como um mais experientes entre os pilotos, Ayrton se reuniu e pediu mais segurança, mesmo assim o GP de San Marino ocorreu . Na sétima volta o tricampeão da Fórmula 1 foi fazer a curva de Tamburello e perdeu o controle do carro que estava a 300 km/h . Em segundos o brasileiro até que conseguiu diminuir a velocidade, mas isso não foi suficiente e ele bateu contra um muro de concreto .

No momento do acidente todos tinham pensado que estava tudo bem com Ayrton Senna, pois ele tinha se mexido . Mas aquilo foi um dano cerebral, vendo o estado grave que o brasileiro estava, os médicos realizaram os primeiros procedimentos na pista até que chegasse um helicóptero para levar Ayrton para um hospital em Bolonha . Até hoje tem a desconfiança que o Beco, como era chamado, morreu no exato momento do acidente, mas a morte dele só foi anunciada oficialmente cerca de uma hora depois .


Aquele GP de San Marino entrou para história pelo modo trágico que foi, na sexta-feira Rubens Barrichello sofreu um acidente, no sábado o austríaco Roland Ratzenberger morreu durante o treino do próprio GP e no domingo Senna também morreu, ainda algumas pessoas ficaram feridas após o um acidente entre J.J. Lehto e Pedro Lamy na primeira volta, que fez alguns pneus serem arremessados e ainda o piloto Michele Alboreto perdeu um pneu na saída dos boxes e se chocou contra os mecânicos da Ferrari, ferindo também um mecânico da equipe Lotus.

Mas as coisas em Ímola quase ficaram piores, com uma falha no sistema de comunicação o piloto Erik Comas deixou o pit-stop e voltou à corrida quando. O francês percebeu que a corrida havia sido interrompida quando os fiscais mostraram suas bandeiras vermelhas indicando que tinha ocorrido algo grave . Se não tivesse acontecido o alerta Erik téria batido de frente com um helicóptero que estava na pista socorrendo Ayrton Senna .

Mesmo após 20 anos da morte de Ayrton Senna da Silva, ele segue sendo eterno no mundo dos esportes e no coração dos brasileiros . Corinthiano fanático, além de várias vezes ter a camisa do time abaixo de seu macacão, Ayrton recebe até hoje homenagens pelos torcedores do clube paulista, com várias bandeiras . O piloto também foi homenageado no samba enredo da Unidos da Tijuca com o tema  "Acelera, Tijuca!", e com uma grande exibição a escola foi a campeã do carnaval carioca 2014 . E com os 20 anos da morte de Senna, alguns canais de TV estão exibindo séries especiais sobre o tricampeão da Fórmula 1 e o maior piloto brasileiro .

Comentários