Atlético de Madrid em busca do ressurgimento contra o rival que tanto lhe frustrou

Neste sábado, Real Madrid e Atlético de Madrid duelam pela grande final da Liga dos Campões, este Dérbi de Madrid, promete ser o mais emocionante da história . E pela primeira vez dois times da mesma cidade vão se enfrentar na final do torneio mais importante de clubes, enquanto o Real busca a tão sonhada " La Décima ", o Atlético tenta ultrapassar a expectativa de todos e conquistar o Campeonato Espanhol e a Champions na mesma temporada .

O clássico madrilenho foi disputado pela primeira vez em 28 de fevereiro de 1905, e o resultado final foi o 1 a 1 . Mas está história centenária, não tornou Real Madrid e Atlético de Madrid o maior clássico do futebol espanhol, muito por conta da grande crise financeira que os colchoneros viveram, e nunca poderão concorrer diretamente com o rival, e por conta disto o Barcelona assumiu o posto de grande rival dos merengues, enquanto o Atlético fica como a segunda opção .

Fundado em 1903, o Atlético de Madrid só começou a conquistar grandes títulos em 1939, quando formou um time jovem, e fundiu-se com o Aviación Nacional, time de Zaragoza . E formado pelos jovens da aeronáutica, o time mudou de nome e passou a se chamar Athletic Aviación de Madrid . O primeiro título o oficial do clube veio no mesmo ano quando os colchoneros conquistaram a Copa Eva Duarte, hoje chama de Super Copa da Espanha . Fora da principal atração do país, o Campeonato Espanhol, o Atlético foi convidado para ocupar o lugar do Real Oviedo, que teve sua sede destruída por conta da segunda guerra mundial .

Com o convite aceito, o novo Athletic Aviación de Madrid não fez feio e conquistou o Campeonato Espanhol das temporadas 1939-40, 1940-41 . Em 1941 o clube viria mudar de nome novamente, após vencer a guerra civil, Francisco Franco decreto que só poderia ser usada a língua castelhana na Espanha, então o nome Athletic Aviación de Madrid foi trocado para Atlético Aviación de Madrid . Mas o novo nome não deu muita sorte ao time madrilenho, que não conquistou mas nem um título .


Em 1947 terminou o vinculo formado com o Aviación Nacional, e o clube voltou a mudar de nome novamente, desta fez o Club Atlético de Madrid foi mantido e está até hoje . Após um jejum de nove anos, em 1950 o Atlético voltou a conquistar a Liga Espanhola, e na temporada seguinte veio a vencer o campeonato nacional pela quarta vez . Grande responsável pelas belas campanhas, o técnico Helenio Herrera resolveu deixar o clube . Bom para o Barcelona que vinha a ultrapassar o Atlético em números de títulos espanhóis .

Mas a coisa ficou pior para o Atlético de Madrid na temporada 1953/54 quando ressurgiu o Real Madrid comandado pelo argentino Di Stéfano, que foi trouxe pelo ditador Francisco Franco, torcedor fanático dos merengues . Com isto o Atlético perdeu lugar no futebol espanhol, e não conseguia se classificar para o novo torneio do futebol europeu, a  Copa dos Campeões da UEFA ( Liga dos Campeões ), que era dominada pela ótima time do Real .

Sem forçar para lutar de igual para igual com o Real Madrid, o Atlético passou a priorizar a Copas do Generalíssimo, hoje a Copa do Rei, conquistando os títulos do torneio em 1960, 1961 e 1965 . Em 1962 o Atlético de Madrid conquistou o seu primeiro troféu continental ao vencer a Recopa Europeia, até em tão a segunda competição mais importância no continente .

Enquanto o Atlético se contentava com uma Recopa Europeia, o Real já havia conquistado cinco Copa dos Campeões da UEFA ( Liga dos Campeões ), e de modo consecutivo . Além de outros títulos, como a Copa Intercontinental em 1960, sua décima Copa do Rei, além de dominar o Campeonato Espanhol durante cinco anos seguidos . Para conquistar todos esses títulos, o Real Madrid tinha que agradecer muito ao ditador Francisco Franco, que trouxe Di Stéfano, o argentino era o grande craque do time merengue e era o principal destaque de todas essas conquistas .

Até 1974 o Real Madrid seguia soberano sobre o Atlético, mas os Rojiblancos surpreenderam e chegaram a final da Liga dos Campeões . No Estádio de Heysel, Bayern de Munique e Atlético de Madrid empataram em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação dois dias depois voltou acontecer uma nova partida e desta vez os alemães venceram os madrilenhos por 4 a 0 . Depois de ter perdendo esta final no jogo extra, o Atlético volta a disputar uma final de Liga dos Campões após 40 anos .


Está final perda parece ter abalado muito o clube, que teve que vender peças fundamentais do elenco para poder pagar algumas dividas, mesmo tendo conquistado a Copa Intercontinental de 1974, quando foi convidado para disputar o torneio, por ter sido o vice - campeão da Champions . Entre 1975 e 1995 o Atlético ficou sem conquistar títulos de grande expressão, quem aproveitou do fato foi o Real Madrid, já que o Barcelona também passava por uma crise .

O jejum de duas década sem conquistar grandes títulos, pois neste período o Atlético só havia conquistado quatro Copas do Rei e uma Super Copa da Espanha . Na temporada 1995/96 teve fim a espera da torcida  colchonera por um título de grande expressão, após vencer o Campeonato Espanhol . O Atlético voltaria a brilhar no cenário espanhol, ou até no mundial ?, não veio uma das maiores crises da história do clube que vinha a ser rebaixado para segunda divisão .

Na temporada 1999/2000 o Atlético terminou o a Liga da Espanha em penúltimo lugar, e acabou sendo rebaixado pela primeira vez . A raiva era enorme, enquanto os torcedores dos Rojiblancos choravam pelo rebaixamento, o Real dava um xó a crise e vinha mais forte do que nunca . Aquela história de time grande quando cai não prevaleceu para o Atlético de Madrid que não conseguiu voltar a elite, após terminar em quarto lugar na segunda divisão, a posição não dava o acesso já que só sobem os 3 primeiros colocados .

Em 2001 veio o título da Liga Adelante, e até que fim o retorno a primeira divisão do futebol espanhol, mesmo assim não tinha motivos para comemorar, pois o rival, Real Madrid vencia o Campeonato Espanhol e a sua nona Liga dos Campões . E para o retorno, veio a grande revelação do clube, Fernando Torres que vinha de um grande momento e era uma grande aposta daquela nova administração, a anterior foi um fracasso, mesmo com várias contratações como a do paraguaio Gamarra, mas o então presidente do clube, Gil foi investigado pela polícia espanhola em razão de transações suspeitas .

Enquanto o Atlético de Madrid lutava para renascer, Real Madrid e Barcelona se isolavam em questão de grandes títulos, o Real na Liga Nacional e o Barça na Liga dos Campeões . Mas no meio deste recomeço, vinha grades revelações, como Sergio Agüero, Diego Forlán . Mas eles vinham a ser vendidos, após conquistar a Liga Europa na temporada 2009/10, 2011/12 . Diego Simeone tinha outro objetivo, não era mas a Liga Europa, era alcançar o sucesso e voltar ao topo .

Curiosamente esta nova geração colchonera, começou a dar certo após o Atlético derrotar o Real na final da Copa do Rei 2012/13 no Santiago Bernabéu . Com isso o clube do Vicente Calderón, quebrou um longo jejum com a vitória de 2 a 1, e de queda voltava a vencer o rival . Na mesma temporada veio o bicampeonato da Super Copa Europeia .

Com um ótimo time, o Atlético de Madrid conquistou o Campeonato Espanhol recentemente, e neste sábado ( 24 ) busca conquistar a Liga dos Campeões pela primeira vez na história, e o título pode vim de modo invicto, e contra o maior rival, o Real . Para isso os comandados de Diego Simeone tem a missão de passar por Cristiano Ronaldo, Benzema, Di Maria, Bale e etc . Esta final promete ser o jogo mais emocionante da história centenária do Dérbi de Madrid .

Comentários