Estádios simpáticos pelo Brasil

Os times que mandam os seus jogos em devidos estádios podem não ter muita história no futebol brasileiro, mas o que chama mas a atenção é a paixão de seus torcedores, além da ótima atmosfera, que torna um ambiente melhor quando você vai acompanhar uma partida pessoalmente, ou mesmo pela televisão. Para este especial de 3ª partes, a nossa intenção é mostrar alguns estádios que podem não ser as arenas modernas de atualmente, mas tem o seu lado positivo apesar de tudo.

Um dos clubes mais conhecidos em São Paulo é o Clube Atlético Juventus, popularmente chamado de Juventus da Mooca, o clube fundado em 1925 manda as suas partidas no Estádio Conde Rodolfo Crespi, apelidado de Estádio da Rua Javari. Atualmente o casa do Juventus conforta 4.000 pessoas, o seu público recorde foi em 1941, após passar por uma reforma. A marca foi conquistada em um jogo entre o Juventus da Mooca e o Corinthians, vencido por 3 a 1 pelos visitantes. 

Longe do padrão ideal, a Rua Javari recebe partidas somente á tarde, pois não tem iluminação. Umas das coisas mais famosas no estádio, é um busto em homenagem ao Rei Pelé, após o ex-jogador admitir que o gol mais bonito de sua carreira foi marcado no estádio Conde Rodolfo Crespi, em um jogo entre Juventus e Santos, pelo Campeonato Paulista. (Não existe imagens do gol marcado em 1959).


Casa do Paysandu e Remo, clubes que tem uma das maiores rivalidades do Brasil, o Estádio Olímpico do Pará, mais conhecido como Mangueirão, já teve mais reconhecimento em cenário nacional, mas nos dias de hoje foi um pouco esquecido por conta das arenas modernas utilizadas na Copa do Mundo. O estádio teve um projeto apresentado para receber partidas do torneio realizado no Brasil, mas passou longe de ser escolhido, já que apresentou pequenos ajustes.

Mesmo longe do Padrão FIFA, o simpático estádio tem capacidade para 45.000 pessoas, e recebe um grande público principalmente quando é disputado o clássico Re-Pa, tanto em jogos dos times profissionais, e Sub-21. O mangueirão já teve a honra de receber o grande clássico das Américas em 2011, quando o Brasil venceu a Argentina por 2 a 0.


Construído pelo esforço dos torcedores do Grêmio Esportivo Brasil em 1943, o Estádio Bento da Silva Freitas, popularmente chamado de baixada, é um dois estádios mais conhecidos do interior do Rio Grande do Sul. Atualmente a casa do Grêmio Esportivo tem capacidade para 18.000 mil pessoas, o seu público recorde foi em um jogo entre a seleção brasileira, e o Flamengo de Zico em 1985, naquela partida estiveram presentes cerca de 24.000 torcedores.

A baixada não teve somente momentos de glorias, mas também foi o local do velório de Giovani Guimarães,  preparador de goleiros, do o zagueiro Régis, e de um dos maiores ídolos da história do clube, o uruguaio Claudio Milar, todos morreram após um acidente com o ônibus do clube em 2009. A principal característica do Bento Freitas são suas arquibancadas com as cores rubro-negras, além de ser no puro concreto, o que deixa muito satisfeito os torcedores do Grêmio Esportivo Brasil, que não se importam com conforto.

Inaugurado em 1977, e totalmente reformado em 2008, o Estádio Walmir Campelo Bezerra, ou simplesmente Bezerrão, é a casa do Gama, do Distrito Federal. O bonito estádio tem capacidade para 20.000 mil espectadores, e recebeu o seu público recorde em um amistoso entre Brasil 6 x 2 Portugal, em 2008, quando foi oficialmente reinaugurado.

Pouco utilizado nos últimos anos, o Bezerrão pode-se orgulhar, pois em 2008 recebeu Luis Fabiano, Adriano, e o melhor jogador do mundo em 2014, Cristiano Ronaldo. O estádio também foi o palco do título do Campeonato Brasileiro do São Paulo no mesmo ano, 2008, o tricolor venceu o Goiás por 1 a 0 e pode fazer a festa no Walmir Campelo Bezerra, que estava lotado na ocasião.  


Localizado na popular avenida 7 de Setembro, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Estádio Doutor Hercílio Luz, ou simplesmente Gigantão das Avenidas, e a casa do Clube Náutico Marcílio Dias. O estádio tem capacidade para 10.000 pessoas, e sempre atrai um bom público. Construído entre 1920 e 1921, o Gigantão das Avenidas é um dos estádios mais velhos do brasil, que ainda recebem partidas oficias.

Em busca da renovação, em 1964 a casa do Marcílio Dias recebeu um sistema de iluminação, na época tido como um dos melhores do sul do país, mas em 2008 os refletores foram retirados por conta da frágil estrutura das torres em que os refletores estavam estalados. 


Casa de um dos times mais populares do estado de Minas Gerais, o Estádio Municipal Radialista Mario Helênio recebe partidas do Tupi. O bonito estádio tem capacidade para 31.000 mil pessoas, e foi construído em 1988, ano em que chegou a receber 62.000 mil torcedores, mas com o passar do tempo teve sua capacidade reduzida.

O que mais chama a atenção do Mário Helênio, são as duas quadras de aquecimento, além de completo departamento médico, com sala de ortopedia. O ótimo serviço de telefonia no estádio comporta a transmissão simultânea de até 100 emissoras de rádio. E ainda tem um serviço de informações por alto-falante. Em 1989, a casa do Tupi foi o palco da despida de Zico, quando o Flamengo venceu o Fluminense por 5 a 0, pelo Campeonato Brasileiro.


O Estádio Genervino da Fonseca, pertence ao CRAC, time da cidade do Catalão, no interior do Estado de Goiás. A "La Bombonera do Cerrado" tem capacidade para 6.000 torcedores, e foi inaugurada em 1960, e é um dos estádios mais antigos do estado. Para poder ser mantido, o Genervino da Fonseca recebe muitas doações, além de serviços da comunidade e torcedores do CRAC.

O apelido citado acima, "La Bombonera do Cerrado", surgiu após comparações de jornalistas da cidade com a torcida do Boca Juniors, mesmo com a capacidade bem menor do que do estádio do time argentino, todos os clubes que jogam no Genervino da Fonseca sentem a pressão imposta pelos torcedores do CRAC.


Um dos times mais populares do futebol carioca, o Madureira manda os seus jogos no Estádio Aniceto Moscoso, que tem capacidade para 5.400 pessoas, sendo que 2.500 cadeiras foram recebidas do antigo Maracanã, que passou por reformas para Copa do Mundo.

Localizado na rua Rua Conselheiro Galvão, o estádio fica perto do famoso Mercadão de Madureira, além de algumas barracas do mercado serem de baixo das arquibancadas do Aniceto Moscoso. Outro detalhe do estádio, e o ginásio ao seu lado, onde tinham famosos bailes funk na década de 90.


Popular time de Aracaju, em Sergipe, o Confiança manda suas partidas no Estádio Proletário Sabino Ribeiro, que tem capacidade para 4.000 expectadores. Nos últimos anos a "Caverna do Dragão", como é conhecido o estádio, não foi muito utilizado, pois passou por algumas reformas, visando aumentar sua capacidade, além de dar mais conforto para os torcedores.

No inicio de 2014 o Estádio Proletário Sabino Ribeiro deu um grande passo, ele passou a ter refletores, assim poderá receber partidas noturnas. A "Caverna do Dragão" é muita usada para treinos do time sub-20 do Confiança, que usa uma forte preparação para Copa São Paulo de Futebol Júnior.


Com as arquibancadas ousadas, o Estádio Kléber Andrade atualmente não recebe jogos de nem um clube, pois foi passou por reformas recentemente, mas já foi a casa do Rio Branco, que teve que vender o estádio para o Governo do Estado do Espírito Santo, já que o time estava com muitas dividas. O conhecido "Monumental de Big Field" passou por várias reformas recentemente, e tem capacidade para 22.000 mil pessoas.

O Kléber Andrade foi reformado para receber treinamentos da seleção de Camarões durante a Copa do Mundo. Com as reformas o estádio passa a ter uma pista de atletismo, além de 5 quadras poliesportivas. As arquibancadas ousadas citadas no inicio, é devido ao mosaico que foi desenhado com as cadeiras, que estão em algumas cores misturadas.

Comentários