Com grandes promessas, a França tem tudo para voltar ao topo

Assim como outras seleções que podem ser favorecidas pelos craques que estão fazendo sucesso atualmente, o grande exemplo deste fato é a Bélgica, mas a França parece não ficar atrás para os próximos torneios que tem pela frente. O ex-jogador, e técnico da seleção francesa, Didier Deschamps tem um belo grupo de jogadores, talvez o que falta para o sucesso é o entrosamento.

Talvez o grande destaque dos Les Bleus na próxima Copa do Mundo, ou na própria Eurocopa que vai ser disputada em casa, é a defesa. Capitão, e um dos mais experientes do grupo, o goleiro Hugo Lloris, do Tottenham, vem fazendo ótimas temporadas nos últimos anos, e deixou de lado a sombra que era feita por Steve Mandanda, que sempre figura entre os melhores goleiros do Campeonato Francês defendendo o Olympique de Marseille.

Nas laterais a França parece está bem servida. Pelo lado direito Deschamps conta com Debuchy, que apesar de ter 29 anos tem grandes chances de jogar a próxima Copa. Na esquerda surge a grande dúvida, Lucas Digne, que ainda não se firmou como titular do PSG, mas com apenas 21 anos é uma grande promessa, ou Gaël Clichy, que voltou a jogar bem com a camisa do Manchester City, mas já está com 29 anos. Talvez a aposta do técnico francês para está posição é a experiencia, pois muitas vezes Patrice Evra com 33 anos é titular.

Os zagueiros devem ser a grande força do futuro Bleus, pois contam com Raphaël Varane, que parece insatisfeito com as poucas oportunidades que recebe no Real Madrid, mesmo assim em todas as janelas de transferências atrai vários clubes afim de oferecer uma fortuna, mas os merengues contam com a paciência de Varane, que sabe que tem potencial para assumir a titularidade em breve. Outra grande revelação que joga no futebol espanhol é Aymeric Laporte, que atua no Athletic Bilbao. O zagueiro de 20 anos não chegou a ser convocado para seleção principal, mas sempre marca presença na França-Sub 21.

Um nome que surgiu nas últimas convocações de Didier Deschamps, é Kurt Zouma, que recentemente chegou do Saint-Étienne, para o Chelsea. O zagueiro de 1,90 de altura chegou ao clube londrino como um possível sucessor de John Terry. Recém chegado ao Manchester City, após mostrar grande capacidade com a camisa do Porto, Eliaquim Mangala de 23 anos é outro que pode lutar forte pela titularidade da seleção francesa.

No meio de campo uma coisa é praticamente garantida, a titularidade de Paul Pogba, que dispensa comentários pelo que fez na Juventus nos últimos anos, além de ser o grande craque da França na Copa do Mundo sub-20 em 2013. Quem jogará ao lado de Pogba ?, Eis que surge a grande dúvida, Yohan Cabaye, que vai reencontrando o seu bom futebol dos tempos de Newcastle, mesmo assim frequenta muitas vezes o banco de reservas no PSG. Matuidi, que também atua no mesmo clube, parece ser o nome mais ideal pela segurança que passa, e pelos 27 anos de idade.

Outro volante que pode surgir como um nome forte é Morgan Schneiderlin, que embalou no bom momento do Southampton na Premier League. Aos 30 anos Mathieu Valbuena ganhou um grande espaço no Les Bleus, mas o grande problema é a idade do meia, que na próxima Copa estará um pouco velho para a posição que exige tanto pelo lado físico. Mas outro bom nome é Rémy Cabella, o também baixinho que conta com uma boa velocidade tem apenas 24 anos, e com a melhora do seu futebol pode se firmar na posição. Outro meia que está se destacando aos poucos é Sissoko, do Newcastle, que pode ir para um clube maior, o Arsenal.

Karim Benzema parece ser o único nome garantido no comando de atacante francês, os outros que lutam para jogar ao lado do atleta do Real Madrid passam por um processo de evolução, e não tem nada garantido até o momento. Antoine Griezmann, do Atlético de Madrid, vem tendo um ótimo desempenho pela raça, e a boa finalização. Loïc Rémy parece está um pouco distante, pois atua muito pouco com a camisa do Chelsea. Os nomes restantes são Dimitri Payet, e André-Pierre Gignac, ambos jogam pelo Olympique de Marseille.

Mas é óbvio que não podemos esquecer de citar Alexandre Lacazette, o atacante do Lyon vive um momento espetacular, não é por acaso que lidera a artilharia do Campeonato Francês, e tem a média de um gol por partida, sendo que o torneio já está na 20ª rodada. Olivier Giroud, do Arsenal é um nome que vem correndo por fora, resultado de algumas lesões que vem sofrendo, e o baixo rendimento nas últimas temporadas.

Claro que somente o tempo pode mostrar se os nomes citados acima tem algum futuro na seleção francesa, mas atualmente estes jogadores tem capacidade e talento para buscar o sucesso esperado por todos os fãs dos Les Bleus. O grande teste para os comandados de Didier Deschamps é a Eurocopa em 2016, que vai ser disputada na França, dependendo do desempenho a França pode ir embalada e com um elenco bem entrosado para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

Comentários