Há 20 anos, Escobar era assassinado por conta de um gol contra na Copa do Mundo de 1994

Após 16 anos a Colômbia está de volta a uma Copa do Mundo, mas a seleção não ficou marcada por um bom rendimento dentro de campo, e sim por conta da morte do zagueiro Andrés Escobar , que marcou um gol contra na Copa de 1994, o lance resultou na eliminação dos colombianos ainda na primeira fase por uma derrota de 2 a 1 contra os donos da casa, os Estados Unidos . O gol contra feito por Escobar gerou tanta frustração, já que naquele mundial a Colômbia foi como uma grande favorita ao título e contava com uma geração de ouro, Valderrama, Rincón e Asprilla .

Revelado pelo Atlético Nacional, Andrés Escobar Saldarriaga era um zagueiro que passava muita segurança, além de ser querido pelos torcedores do clube . Em 1989,  Escobar chegou a ser emprestado ao Young Boys, da Suíça, mas logo se destacou e voltou ao Atlético um ano depois . O retorno ao futebol colombiano foi muito importante ao zagueiro que ganhou o apelido de "cavalheiro do futebol" e passou a ser uma das principais peças da seleção e do Atlético Nacional .

A fase era tão boa, que Escobar se sagrou campeão da Copa Libertadores de 1989, pelo Atlético Nacional, e o zagueiro foi o capitão do time naquela campanha . A conquista inédita para o clube, só ajudou a fortalecer a titularidade do "cavalheiro do futebol" na seleção, onde ele era um dos principais lideres e só não era um dos principais destaques por que jogava ao lado de craques como Valderrama, Rincón e Asprilla . Ao embarcar para os Estados Unidos os jogadores colombianos foram ovacionados pela população, e tiveram um grande voto de confiança .

Na estréia da Copa do Mundo de 1994, a Colômbia perdeu de 3 a 1 para a Romênia, mas a derrota foi até considerável, pois os adversários tinham um bom time, e foram até as quartas de final naquela Copa . O segundo jogo era contra os donos da casa, os Estados Unidos, mesmo assim a Colômbia tinha um grande favoritismo, já que o futebol era pouco conhecido no país norte - americano . Quem abriu o placar na partida decisiva, foi os Estados Unidos, e justamente com o gol contra de Escobar, aos 35 minutos da etapa inicial .

       
O nervosismo pela derrota parcial, atrapalhou muito os colombianos que tomariam o 2 a 0 no segundo tempo, nos acréscimos a Colômbia vinha a balançar as redes, mas de nada adiantou e o resultado final foi o 2 a 1 para o Estados Unidos, a derrota eliminou a Colômbia já na primeira fase, o país sul - americano foi para o último jogo contra a Suíça e venceu os líderes do grupo por  2 a 0, mas de nada adiantou, a geração de ouro da Colômbia foi eliminada na primeira fase da Copa do Mundo .

Após a eliminação, os jogadores voltaram a Colômbia, alguns foram passar o restante das férias em outros países, mas Escobar decidiu ficar na capital colombiana . No dia 2 de julho de 1994 o zagueiro de 27 anos foi a uma discoteca, em Medellín, e durante a madrugada foi brutalmente assassinado com 12 tiros . O autor do crime foi Humberto Muñoz Castro, o assassinato foi premeditado por vários apostadores que haviam apostado na seleção da Colômbia naquela Copa do Mundo, e por conta da eliminação precoce perderam muito dinheiro, esta é a tese mais defendida .

Muñoz Castro foi condenado há 45 anos de prisão, mas por conta do bom comportamento foi liberado em 2005 para cumprir a pena em liberdade . Segundo pessoas que presenciaram o crime, Muñoz atirava em  Escobar e ao mesmo tempo ficava gritando "Gol" . No funeral do "cavalheiro do futebol", 120.000 pessoas marcaram presença . Até hoje o zagueiro recebe várias homenagens e existe uma estátua sua localizada em Medellín, capital colombiana .

Nos anos 90, a Colômbia sofria muito por conta da grande violência, várias vezes isto ocorria dentro dos estádios, e nas ruas colombianas, já que as leis do país eram muito fracas . E segundo informações do filme "Escobar's Own Goal" (O gol contra de Escobar), na noite que Andrés Escobar foi assassinado, morreram 39  pessoas em Medellín .

Comentários